Tilt Test

O QUE É

O Tilt Test, também chamado de teste de inclinação, é um exame que avalia o comportamento do ritmo cardíaco e como a pressão arterial reage às mudanças de postura. O procedimento é usado para diagnosticar a causa e definir o melhor tratamento para pacientes com sintomas de tonturas e / ou desmaios.

QUAL A SUA IMPORTÂNCIA

O objetivo é reproduzir os sintomas do paciente quando é acometido por causas diversas, seguidas ou não de desmaios. Dessa forma, é possível diagnosticar os motivos e propor tratamentos. O Tilt Test detecta se as tonturas são causadas por um distúrbio vagal ou queda da pressão arterial, que possui várias etiologias.

PROCEDIMENTO

Após um período de repouso, o paciente ainda deitado em uma maca é submetido a uma inclinação progressiva de até 60º com a cabeça para o alto. A segurança é garantida por faixas colocadas sobre a cintura e os joelhos, com anteparo para os pés. O tempo de permanência em postura ortostática (quase de pé) é variável e pode durar até 50 minutos no caso do teste passivo e sensibilizado por medicações. Se ocorrer queda acentuada da pressão arterial, o paciente será prontamente reposicionado para a posição inicial (deitado com a cabeceira a 0 grau ou levemente rebaixada). Durante o teste, o sistema de ajuste natural da pressão do será testado.

PREPARAÇÃO

O paciente deve estar em jejum por pelo menos 6 (seis) horas. Geralmente, é necessário suspender a medicação cardiológica, mas é importante consultar o médico, que vai dar essa orientação, se for necessário. Usar roupas leves.